• 11 9.9767-7421 | 9.6411-9783
  • comercial@coldserv.com.br

Dicas e informações úteis

A importância da manutenção do ar condicionado!

Atualmente, o ar-condicionado deixou de ser um equipamento de luxo e se tornou uma necessidade, principalmente em cidades muito quentes. Graças ao avanço da tecnologia, os preços já estão bem mais acessíveis à população. Por isso, é importante saber cuidar bem do seu aparelho, pois só assim ele vai lhe proporcionar todo o conforto que você merece.

A falta de manutenção no ar-condicionado pode causar uma séria de problemas, tanto para o aparelho quanto para a sua saúde. O equipamento passa a consumir mais energia elétrica e não resfria direito. As pessoas que circulam no ambiente climatizado podem ter problemas como enxaquecas, alergias e irritações nas mucosas. Portanto, a manutenção aumenta a vida útil e a eficiência do aparelho, bem como preserva a sua saúde.

Mas o que significa exatamente essa manutenção? Existem dois tipos de manutenção, uma que pode ser feita por você e outra que deve ser feita por um técnico especializado.

Manutenção feita por você:

A manutenção feita por você consiste na limpeza dos filtros do aparelho. Essa limpeza deve ser feita no mínimo uma vez por mês. Para pessoas que já possuam algum tipo de alergia, o ideal é que seja feita de 15 em 15 dias, ou sempre que achar necessário.

Manutenção feita pelo técnico especializado:

A manutenção feita pelo técnico consiste em uma limpeza mais profunda do aparelho. Nela, a parte externa (condensadora) e interna (evaporadora) são desmontadas para que seja feita uma completa higienização dos tubos internos. Esse procedimento deve ser feito no mínimo a cada 6 meses.

Com esses cuidados, você vai preservar a qualidade do ar que respira, evitando assim o aparecimento de alergias e outras doenças. Outra dica é ler sempre o manual do aparelho, pois ele contém todas as informações sobre limpeza, melhores hábitos de uso e manutenção.





Como aproveitar melhor o potencial do seu aparelho e ainda economizar energia

• Feche as portas e janelas do ambiente quando o ar condicionado estiver ligado.

• Adquira modelos de ar condicionado que tenham o Selo Procel de Economia de Energia com classificação A ou B (economia de até 34% no consumo de energia). Instale o aparelho em local de boa circulação de ar, evitando o posicionamento de objetos que obstruam a saída e/ou entrada de ar dos equipamentos.

• Limpe periodicamente os filtros, pois a sujeira diminui a eficiência dos equipamentos e prejudicam a qualidade do ar no ambiente.

• Desligue o condicionador de ar sempre que você ausentar-se do ambiente por períodos longos (mais de duas horas).

• Quando possível, feche as cortinas e/ou persianas no ambiente, evitando assim a entrada de calor excessivo.





Como saber a capacidade ideal do aparelho de ar condicionado

A capacidade do equipamento para refrigerar um ambiente é medida em BTU/hora – British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica) por hora. O cálculo de BTU/hora deve considerar quatro regras:

• Para cada metro quadrado do cômodo, multiplica-se por 600 BTU/hora;

• Cada pessoa adicional soma 600 BTU/hora;

• Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU/hora;

• Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, mais 800 BTU/hora para cada medida.



Segurança, eficiência e conforto. Você pode ter tudo em um só lugar!


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0